Desafio das escolas públicas aumentam por causa da pandemia da COVID-19

Com a pandemia da COVID-19 muitos estudantes foram extremamente prejudicados devido a necessidade do isolamento social e os desafios que a educação a distância começou a enfrentar. Os alunos de escolas publicas certamente foram os mais afetados, já que muito antes da pandemia as instituições enfrentavam problemas diariamente.

As escolas publicas sempre enfrentaram grandes desafios como a estrutura comprometida, falta de recursos para os alunos e professores, material atrasado e entre outras coisas que prejudicam e muito o desempenho dos professores e o aprendizado dos professores.

Com o início da pandemia as aulas foram suspensas e o ensino passou a ser feito de forma remota. Como as escolas publicas possuem todas as dificuldades no ensino presencial, que todos conhecem, com o ensino remoto não foi diferente. Falta de plataformas de ensino online, professores e alunos sem computadores e aparelhos digitais e materiais necessários para o ensino e aprendizado todo o aprendizado fica comprometido.

O ensino para o ano de 2021 mesmo com as vacinas ainda permanece de maneira remota e a previsão para o ano de 2022 ainda não foi divulgada, mas tudo depende da situação em que o país se encontrará e a quantidade de pessoas imunizadas. Mas mesmo diante da situação as matriculas online em 2022 já devem ser analisadas para que os alunos comecem a planejar a pré matricula pela internet.

Para o ensino remoto é necessário que todos os professores tenham acesso a alguns materiais necessários que são:

Ferramentas necessárias

Os professores necessitam de aparelhos tecnológicos, já que o ensino está acontecendo de forma remota, para aplicarem as aulas e conseguirem assim passar todo o conteúdo para os alunos de forma prática e entendível. É necessário também que tenham uma plataforma digital para que as aulas sejam ministradas por lá e todos os materiais necessários sejam compartilhados com os alunos.

Bom plano de ensino diante da situação

Também é extremamente necessário que os professores tenham um bom planejamento de todo o conteúdo que deverá ser ministrado para que o repasse do conteúdo seja feito de maneira satisfatória com o aprendizado dos alunos.

Compreensão

E mais do que tudo é necessário que os professores tenham muita compreensão a respeito da situação que todos estão passando, por ser tudo em casa inúmeras dificuldades surgem. Além da falta de computadores, celulares e internet para acompanharem as aulas os alunos ainda enfrentam barulhos e responsabilidades que não podem ser deixados para depois, o que fez e faz com que muitos alunos desistam dos estudos e se dediquem a outras coisas para ajudar a família.