Sofri um acidente no trânsito; quais são os meus direitos?

De acordo com pesquisas populares, um percentual muito pequeno de brasileiros possui algum tipo de seguro particular, seja de carro ou de vida. Mas o que acontece com essas pessoas em caso de acidentes de trânsito? Saiba tudo logo a seguir:

Anualmente, mais de 12 mil acidentes são registrados no país, o que é um número preocupante se comparado ao número mínimo de pessoas que possuem algum tipo de seguro privado e podem arcar com as despesas médicas envolvida nessas situações.

Entretanto, se você faz parte deste grande percentual de brasileiros que não possui seguro ou plano de saúde, existe um benefício muito importante para você e que com certeza, fará toda diferença na sua vida. Estamos falando do seguro DPVAT 2022.

Mas afinal, o que é o DPVAT?

A sigla que você conhece como DPVAT significa Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres e remete a um serviço público de seguro que beneficia anualmente diversos brasileiros envolvidos em acidentes de trânsito.

Este é um dos poucos tipos de seguro que não busca um culpado para o ocorrido no trânsito e, em sua maioria acaba beneficiando todos os envolvidos, sejam estes motoristas, passageiros ou pedestres, cobrindo por sua vez, possíveis gastos médicos.

Vale ressaltar que, no caso de motoristas envolvidos em uma situação no trânsito, os mesmos só poderão ser beneficiados pelo DPVAT se estiverem em dias com o tributo anual que arrecada fundos para este benefício.

Como acionar o DPVAT?

Devido ao período da pandemia que o pais enfrentou, fico ainda mais simples de solicitar o seu seguro DPVAT. Caso você tenha se envolvido em um acidente de trânsito, é possível iniciar a solicitação do seu benefício no aplicativo da Caixa.

Vale mencionar que, mesmo que esta solicitação ocorra de forma virtual, existe um protocolo a ser seguido e a exigência de diversos documentos importantes, como laudos médicos e periciais.

Portanto, não se esqueça de verificar toda lista de documentos e de realizar a emissão de todos os papéis corretamente para que você possa iniciar o seu requerimento no aplicativo.

Serão requeridas fotos da devida documentação e logo após o envio de tudo que foi solicitado, você ainda pode acompanhar a situação do seu processo e a liberação do seu benefício no aplicativo.

O DPVAT é um benefício de todos os brasileiros e é importante que os proprietários de veículos estejam em dias com o mesmo, assim todos podem desfrutar deste direito.