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Ciência

Um médico explica como dormir melhor usando um truque simples

Um médico pode ter a resposta sobre como dormir melhor, e não é necessário contar ovelhas. E, como tantas pessoas hoje em dia, ela usou o TikTok para compartilhar suas dicas geniais.

A dica quente vem do Dr. Karan Rajan aposta em chuveiros quentes.

“Tomar um banho quente antes de dormir esfria paradoxalmente a temperatura corporal central”, disse ele em um vídeo recente postado no TikTok, onde tem cerca de 5 milhões de seguidores.

Afinal, o que a temperatura corporal central tem a ver com alguma coisa? Dr. Rajan continuou.

“Você precisa de uma temperatura central mais baixa antes de dormir, pois isso diminui seu limiar de sono”, explicou o Dr. Rajan.

Isso não significa que os chuveiros diurnos estejam fora de questão.

“Por outro lado, se você tomar um banho frio pela manhã, isso o deixará mais alerta porque aumentará a temperatura do seu corpo… isso se ajusta aos nossos sinais circadianos”, disse o Dr. Rajan.

As redes sociais, incluindo o TikTok, nem sempre são um centro de informações precisas, mas a ciência parece apoiar o conselho do Dr. Rajan. Uma meta-análise de 17 estudos de 2019 indicou que um banho quente antes de dormir pode melhorar o sono.

Alguns comentaristas forneceram evidências anedóticas a favor de seguir o conselho.

“100% verdade. “Faço isso há mais de 30 anos”, comentou um TikToker.

«É por isso que os bebês dormem bem depois do banho. [Es] relaxando instantaneamente”, observou outra pessoa.

“Faz sentido porque estou… com sono depois do banho”, disse outro.

Ainda assim, outros preferem banhos frios à noite.

“Eu literalmente faço o oposto”, disse um TikToker.

Se um banho quente não ajudar, você pode querer dar uma olhada em outras dicas sobre como dormir melhor. Mais algumas dicas apoiadas por especialistas incluem:

  • Siga um cronograma, incluindo horários consistentes para acordar e dormir, mesmo nos finais de semana.
  • Tenha uma rotina. Assim como um bebê, os adultos podem se beneficiar de uma rotina na hora de dormir que pode incluir fazer a barba, hidratar-se e tomar um banho quente.
  • Experimente a meditação.
  • Ligue uma música relaxante.
  • Verifique o seu colchão – ele pode estar pronto para um upgrade.

Os especialistas também dizem que seus hábitos diurnos podem afetar seu sono noturno. Certifique-se de:

  • Saia ao sol para indicar seu ritmo circadiano.
  • Faça exercícios, mas não quatro horas ou menos antes de dormir.
  • Minimize o consumo de cafeína e álcool.

Finalmente, é essencial descobrir o que funciona para você. Talvez seja um banho quente ou frio. Talvez seja uma xícara de chá e música ou meditação.

O que causa a falta de sono profundo?

A falta de sono profundo pode ser causada por vários fatores, incluindo:

  • Idade. Os adultos mais velhos podem ter problemas para entrar no sono REM à medida que envelhecem.
  • Condições médicas. Condições crônicas como asma e doenças cardíacas podem dificultar o sono.
  • Apneia do sono. Esta condição do sono é grave e envolve padrões respiratórios anormais durante o sono. O ronco é um sinal, mas nem todas as pessoas que roncam têm apneia do sono. Um estudo do sono e remédios como uma máquina CPAP podem ajudar a tratar a apneia do sono e ajudá-lo a ter um sono mais profundo e de melhor qualidade.
  • Saúde mental. Pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade podem ter dificuldade em adormecer profundamente. Procurar tratamento com um profissional de saúde mental pode reduzir os sintomas e ajudá-lo a descobrir mecanismos de enfrentamento, melhorando seu sono.

O sono é essencial para a saúde física e mental. Se você estiver com dificuldades, converse com um médico, de preferência na vida real, e não no TikTok. Eles podem ajudá-lo a encontrar recursos e desenvolver estratégias para ajudá-lo.

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