Image default
Tecnologia

O que é proteção IPX contra resistência à água e poeira?

O que é proteção IPX contra resistência à água e poeira? O que exatamente esses números significam? Como eles devem ser aplicados no uso diário? Nas especificações técnicas de produtos tecnológicos como telefones celulares ou fones de ouvido, às vezes aparecerá um código um tanto enigmático que podemos representar como IPXY, onde X e/ou Y às vezes são substituídos por números. Por exemplo: IPX5. Isso é conhecido como Classificação IPe os fabricantes geralmente incluem esse código para que seus compradores saibam o quão resistentes seus produtos são à água e à poeira.

Se você está procurando um novo par de fones de ouvido para natação ou esportes aquáticos, esta é uma nomenclatura que você precisa conhecer. Ajudaremos você a decifrar o código aqui com uma explicação passo a passo dessa classificação técnica de resistência à água e poeira frequentemente usada, mas raramente explicada.

O que é proteção IPX?

A proteção IPX, IPXY ou simplesmente IP corresponde a uma classificação padronizada da resistência de um produto para evitar a entrada de sólidos e líquidos, que podem danificar seus componentes eletrônicos. Oficialmente, IP significa “proteção internacional” porque o padrão foi desenvolvido e é mantido pela Comissão Eletrotécnica Internacional. Mas é mais comumente conhecido como “proteção de renda”.

Os dois números após as letras IP indicam que tipo de proteção você pode esperar.

O Como poucos dispositivos são projetados para evitar poeira, essa parte costuma ser deixada de fora. É por isso que na maioria das vezes vemos um X após IP, por exemplo IPX5, o que significa que não há classificação para entrada de sólidos/poeira.

O Y é proteção líquida, que vai de zero a oito. Zero significa que não há proteção e oito significa que pode resistir à imersão em água, geralmente até três metros de profundidade, por pelo menos 30 minutos. Tecnicamente, existe um nono nível, mas não é utilizado para produtos de consumo.

O que isso significa para mim?

Se você já adivinhou, uma classificação IP68 é o melhor que você pode obter para proteção contra poeira e líquidos. Mas entre IP00 e IP68 há muita variedade, então vamos revisar com alguns exemplos. Vamos nos concentrar apenas na proteção contra líquidos, porque os níveis 5 e 6 são semelhantes: IP5 significa que algo pode entrar, mas não causará problemas, e IP6 significa que não entra poeira.

IPX2

Com IPX2, seu dispositivo pode suportar uma pequena quantidade de água sem danos. Na prática, isso se traduz em “moderadamente resistente ao suor”. Os fones de ouvido Galaxy Buds da Samsung, classificados como IPX2, sobreviveram facilmente a uma corrida de 10 quilômetros nos ouvidos de uma pessoa muito suada. Não tente lavá-los com água, é melhor limpá-los com um pano úmido.

IPX4

IPX4 oferece proteção decente contra respingos de água. Não é à prova d’água, mas possui um excelente grau de proteção para treinos ultraativos ou longas maratonas em condições climáticas adversas. A maioria dos fones de ouvido destinados a esportes tem classificação IPX4 e não devem apresentar problemas para uso regular. Os fones de ouvido Bose SoundSport Free são IPX4. Novamente, não os mergulhe.

IPX6

IPX6 é proteção contra jatos de água potentes, então você pode tomar banho sem efeitos colaterais, mas também não crie o hábito. Na verdade, não os coloque debaixo d’água, por exemplo, não vá nadar ou espere que ele sobreviva necessariamente a um encontro com um banheiro. O alto-falante Bluetooth Sbode M400, com classificação IPX6, é perfeito para acompanhá-lo até a beira da piscina.

IPX7/8

Se você é uma daquelas pessoas que frequentemente deixa cair seu telefone ou câmera na água, não deve se contentar com nada menos que IPX7. Isso protegerá seu dispositivo contra quedas acidentais em um metro de água por até 30 minutos, enquanto o IPX8 permite o mesmo período de proteção em águas ainda mais profundas, que deve ser especificado pelo fabricante.

Alto-falantes Bluetooth como o JBL Flip 6 são IPX7; Eles são projetados para resistir à água. Muitos leitores de e-books têm essa classificação, o que os torna companheiros de férias ideais.

Vários telefones, como o Samsung Galaxy S21 e a linha iPhone 13 possuem classificação IP68, o que significa que sua vedação impedirá ao máximo a entrada de poeira e água. Esses produtos podem ser enxaguados com segurança em água corrente suave, mas siga sempre as instruções do fabricante.

Se for IPX8, também inclui os níveis 1 a 7?

Não. Por mais irritante que seja, cada nível de proteção IPX tem seu próprio padrão, o que significa que, a menos que o fabricante indique o contrário, você não pode ter certeza de que um produto pode resistir à imersão acidental. Os fones de ouvido XBR-510AS da Sony, por exemplo, são especificamente rotulados como IPX5/7, o que significa que são moderadamente à prova de respingos e podem sobreviver à submersão acidental.

Para ter certeza, verifique sempre o que o fabricante diz em suas especificações sobre a proteção IPX. Por exemplo, a Apple afirma que o iPhone XR tem classificação IP67 até uma profundidade máxima de 1 metro por até 30 minutos. Mas se você ler as letras miúdas, há algumas advertências, como a de que a proteção contra água e poeira “não são condições permanentes e a resistência pode diminuir como resultado do desgaste normal”. […] Danos líquidos não cobertos pela garantia.

A ideia clara aqui é que você não deve interpretar essa classificação como um convite para tomar banho ou nadar com o iPhone XR.

IPX8 significa que é à prova d’água?

Não. Um produto à prova d’água não deixaria entrar água. Como quase nunca é esse o caso, quando falamos em proteção IPX nos referimos à resistência à água. IPX7/8 foi projetado como uma classificação para a sobrevivência de um dispositivo após imersão acidental ou de curto prazo em água, mas não indica que ele possa ser usado continuamente debaixo d’água.

Mesmo quando você vê produtos, geralmente relógios, com marca de resistência à água (WR) de 30M, por exemplo, também não há garantia de que eles sobreviverão. A menos que especificado de outra forma, esses itens não são testados individualmente e os fabricantes usam apenas uma nova referência para submetê-los a um teste muito básico.

Nível Proteção contra
x Não há dados disponíveis.
0 Nenhum.
1 Pingando água.
2 Gotejamento de água quando inclinado a 15°.
3 Névoa de água (spray).
4 Jorro de água.
5 Jorro de água.
6 Jatos poderosos de água.
6K Jatos poderosos de água em alta pressão.
7 Imersão profunda de 1m.
8 Imersão com mais de 1m de profundidade.
9K Jatos poderosos de água em alta temperatura

Para uma verdadeira utilização subaquática, deve escolher um produto de mergulho, que tenha a sua própria classificação baseada na norma ISO 6425 para relógios de mergulho. Eles são testados individualmente e devem funcionar em profundidades 25% maiores que o número listado. O fabricante geralmente garante que sobreviverão ao uso repetido por longos períodos, bem como serão capazes de suportar as mudanças de pressão que acompanham a descida e subida dessas profundidades.

Especificação de resistência à água Aptidão Observações
Resistência a 3 atm ou 30 m Adequado para uso diário. Resistente a respingos/chuva. Não é adequado para tomar banho, nadar, mergulhar, trabalhar na água, pescar e mergulhar.
Resistência a 5 atm ou 50 m Adequado para uso diário, banho, natação em águas rasas, mergulho, trabalho relacionado à água, pesca. Resistente a respingos/chuva. Não é adequado para mergulho.
Resistência a 10 atm ou 100 m Adequado para surf recreativo, natação, mergulho com snorkel, vela e esportes aquáticos. Não é adequado para mergulho.
Resistência a 20 atm ou 200 m Adequado para atividades marítimas profissionais, esportes aquáticos de superfície e mergulho livre. Adequado para mergulho livre.
Mergulho a 100 m Padrão ISO mínimo (ISO 6425) para mergulho em profundidades não adequadas para mergulho de saturação. Os relógios de mergulho de 100m e 150m são geralmente mais antigos.
Mergulhar a 200 m ou 300 m Adequado para mergulho em profundidades não adequadas para mergulho de saturação. Avaliações comuns para relógios de mergulho modernos.
Mergulhar a mais de 300m com mistura de gás Adequado para mergulho de saturação (ambiente enriquecido com hélio). Os relógios projetados para mergulho com mistura de gás terão a marcação adicional DIVER’S WATCH xxx M FOR MIXED-GAS DIVING.

E se o meu produto não tiver uma classificação IP?

Você provavelmente já percebeu que muitos dispositivos podem sobreviver à água ou à poeira, mesmo que não tenham classificação IP. Por exemplo, você pode ter executado seus Apple AirPods sem classificação sem problemas. Às vezes isso é explicado por um bom design e outras vezes, simplesmente pela sorte. Uma classificação IP é a única indicação real de que um fabricante projetou o produto para essas condições. Mas também não é uma garantia. Verifique sempre as especificações do produto para saber o que está coberto. Como vimos no iPhone XR, mesmo com classificação IP67, a garantia da Apple não cobre líquidos.

Related posts

As dicas vitais que Bluey me ensinou sobre celulares e tablets

webtrends

Eles criam uma Pokédex 100% funcional que usa GPT Chat

webtrends

Leave a Comment