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Tecnologia

5 coisas que a Amazon pode lhe ensinar sobre negócios

Tempo de leitura 10 minutos

Não posso prometer que você será capaz de construir uma empresa como a Amazon, que terá tanto sucesso em escala global. No entanto, isso não nos impede, como empresas menores, de aprender com a Amazon. E usar práticas comprovadas que eles desenvolveram em nosso benefício. Porque  não aprender com uma empresa que gera bilhões em receitas em meio anotem 310 milhões de usuários ativos e 90% dos usuários da Internet consideram seu site a mais confiável de todas as lojas online do planeta.

Por isso, preparei para você 5 dicas específicas sobre como traduzir o comportamento empresarial da Amazon para a sua própria empresa. E graças a isso, você pode ter um negócio mais próspero e obter dele não só mais receita, mas também grande satisfação com o desenvolvimento.

Neste artigo você aprenderá:

  • Quais são os 5 aspectos que vale a pena aprender com a Amazon?
  • Ou orçamento de marketing isso importa tanto?
  • Quais atividades trazem resultados de marketing?
Specjalistka od marketingu na Amazon wspina się w górach

Quem entre nós – empreendedores não gostaria de alcançar o sucesso? Só quem conseguiu sabe quanto esforço e trabalho custou. Não é à toa que os especialistas apontam que os esforços e conhecimentos adquiridos são responsáveis ​​pelo sucesso dos nossos objetivos apenas em alguns por cento. Então, o que as pessoas bem-sucedidas fazem de diferente dos “meros mortais” que lhes permite atingir com sucesso seus objetivos de negócios?

Tenho para você 5 dicas que você pode implementar na sua empresa, independente do seu porte.

Investindo em publicidade patrocinada

Vale a pena analisar se você possui atividades proativas em sua empresa voltadas para novos potenciais clientes. Isso é essencial para atingir seus objetivos de marketing.

A Amazon é campeã nisso há muito tempo. Observe este artigo do Busssinessinsider.com apresentando um infográfico de 2012, que detalha as receitas do Google em 2011.

Aqui vemos a divisão das receitas relativas aos diferentes setores. No caso do setor de varejo, a Amazon era a líder na época, gastando US$ 55,2 milhões em Google Ads todos os anos. Isso é muito mais do que outras empresas apresentadas neste ranking (exceto a marca Lowe’s). Desta forma, a concorrência não é um problema para esta empresa.

Isto significa que os investimentos feitos pela Amazon têm sido uma grande componente do seu sucesso. Eles foram capazes de refinar os deles assim Campanhas do Google Ads que colocar milhões de dólares ali resultou na construção da posição da marca. Não é à toa que a marca ganhou tanta confiança nos Estados Unidos e agora em todo o mundo.

Se você é um empreendedor aberto a mudanças, concentre-se em refinar sua publicidade para beneficiar seu negócio.

Mężczyzna wystawia produkty na sprzedaż na Amazon

O que você pode fazer mesmo que sua empresa não seja a Amazon?

Você provavelmente não pode se dar ao luxo de alocar um orçamento tão grande para o Google Ads ao longo de um ano. Porém, você pode ficar atento se sua empresa realiza atividades específicas voltadas para o alcance de novos clientes. Não apenas fazer marketing focado nos clientes existentes. Você também precisa garantir que novas pessoas aprendam sobre sua empresa.

Concentre-se em fazer com que eles queiram visitar o seu site, gere tráfego que mais tarde trará resultados na forma de aumento de vendas e sucesso da imagem da marca que você está construindo. Vale a pena construir para esse fim funil de vendas.

Grupa osób, która kupuje na Amazon

Que ações específicas você pode implementar para alcançar novos clientes?

– Anúncios pagos do Facebook

– publicidade paga no Instagram

– Google Anúncios

– Anúncios pagos do YouTube

– publicidade paga no TikTok etc.

– marketing de influenciador

– novos canais de comunicação (podcast, tiktok, pinterest, Twitch)

O que fazer quando algo funciona? O que as agências de marketing usam?

Quando você não tem clientes, mas sim seus atividades de marketing não produzem quaisquer resultados, é difícil decidir sobre uma mudança. Porque você ainda não sabe o que funciona. Mas e se você souber o que funciona e gera receita? Então, o que fazer para torná-lo ainda melhor?

Um problema comum que ocorre em empresas menores é que se algo funciona, o empresário, embora goste, ainda tem um bloqueio mental de que não ultrapassará determinados valores para marketing. E este é um grande obstáculo para atingir metas de marketing mais amplas. Então, vamos ver o que a Amazon tem feito nesse sentido há mais de uma dúzia de anos. Pois bem, aumenta os gastos com marketing, principalmente com publicidade patrocinada na Internet.

Na escala do gráfico você pode ver que em 2009 foi cerca de 0,5 bilhão de dólares. E já em 2019, até 11 mil milhões por ano. Também aprendemos com o artigo que, em 2019, a Amazon foi reconhecida como a maior acionista em todo o investimento publicitário. Além disso, verifica-se que não existe empresa que gaste quantias maiores em marketing na internet. Isso significa que a Amazon é responsável por 2% de todo o orçamento global de marketing de todas as empresas do mundo.

As nossas empresas provavelmente não conseguirão atingir esses orçamentos de marketing. Mas que lições podemos tirar disto para desenvolver empresas independentemente do seu tamanho e recursos financeiros? Podemos modelar o crescimento. Ao ver que algo funciona e traz resultados, você deve investir cada vez mais nisso, de forma sistemática. A Amazon mostra que vale a pena fazer isso. Se os seus anúncios online forem eficazes, aumente o seu orçamento para atrair ainda mais clientes potenciais. Dessa forma, seu e-business se desenvolverá gradativamente.

Opiniões e recomendações dos clientes

A Amazon dá ênfase à obtenção e apresentação de opiniões e recomendações de clientes na Internet. Ele começou a implementá-lo em 1995. Eles já tinham um sistema refinado de revisão e recomendação em seu site.

Por Anexo Cloud as avaliações dos clientes no site aumentam as receitas de toda a plataforma em 18%.. Além disso, constroem e aumentam significativamente a confiança na marca. Quando outros utilizadores expressam a sua opinião, esta é mais valiosa para nós do que, por exemplo, uma descrição de produto. Portanto, ao administrar seu negócio, siga os mesmos princípios do fundador da Amazon – zelar pela satisfação do cliente e construir confiança na Internet.

Sua empresa também não deveria prestar mais atenção em coletar opiniões positivas dos clientes? Vale a pena preparar uma estratégia de acção nesta área e desenvolver um procedimento específico. Você pode incluir isso nas responsabilidades de um de seus funcionários ou cuidar disso sozinho.

Ao trabalhar com meus clientes, muitas vezes vejo que coletar opiniões sobre suas empresas e serviços ou produtos é uma tarefa incompleta. Muitos empresários não fazem isso regularmente e não introduzem um sistema adequado. E isso é importante para que os potenciais clientes que visitam seus sites vejam que os outros estão satisfeitos.

Eles geralmente tratam esse aspecto como de baixa prioridade. Porque pensam que uma vez que alguém tenha escolhido a sua oferta, isso é suficiente. E esta abordagem certamente trará maus resultados.

Um passo simples que é eficaz

Acontece, no entanto, que adicionar uma etapa tão simples no procedimento de marketing, como obter opiniões após fazer uma compra ou usar um serviço, permite adicionar mais elementos de desenvolvimento ao seu marketing a um custo relativamente baixo, o que trará receitas maiores. Você é um empreendedor, então maiores receitas e desenvolvimento de marca são suas prioridades.

Especialmente quando você representa setores onde os clientes aparecem por acaso (por exemplo, turismo, hotelaria, restaurantes sazonais). Observe que quando você está de férias e escolhendo um restaurante, você procura o restaurante adequado nos resultados do Google Maps. Normalmente escolhemos aquele que não só está próximo da nossa localização, mas também tem as opiniões e recomendações dos clientes mais positivas. É mais provável que confiemos em tal restaurante.

Portanto, considere como você pode refinar o procedimento de coleta de recomendações e opiniões dos clientes. Deixe-os falar sobre o que você oferece ou os produtos que oferece. Os lugares perfeitos para fazer isso seriam as redes sociais e o seu site. Dessa forma, você terá mais convicção sobre seus produtos e serviços e encontrará melhor o seu caminho no seu negócio.

Klienci wystawiający opinie dotyczącą zakupów na Amazon

Tecnologia e melhorias

Acontece que podemos nos inspirar no exemplo da marca Amazon em termos de melhorias tecnológicas introduzidas na empresa. A Amazon também é um guia na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Quanto a Amazon investe neste departamento? Anualmente é 13% de sua receita total para melhoria de seus serviços, desenvolvimento tecnológico, treinamento, atendimento ao cliente, etc. Isso a torna uma empresa praticamente incomparável em termos da qualidade do que oferece. Que lições você pode tirar disso para sua empresa e seu marketing?

Você pode se inspirar para alocar cerca de 13% de sua receita para desenvolvimento e investimentos. E também refine suas atividades de marketing e melhore a qualidade do que você oferece aos seus clientes online. Construa um modelo que você seguirá de forma sucessiva e consistente. Graças a isso, o seu marketing e a forma como a sua empresa opera não serão conduzidos às cegas. Prepare uma estratégia de marketing bem pensada.

A estratégia de marketing de uma empresa é um guia que visa auxiliar na seleção de ferramentas, definição de prioridades e objetivos. Mas também planejar e implementar projetos específicos dentro do prazo designado. As atividades planejadas são mais eficazes! Cuidar da promoção da empresa com base em um plano de marketing bem pensado você alcançará melhores resultados. Isso desempenha um papel importante para sua loja e negócio online.

Com uma estratégia de marketing preparada, você poderá influenciar de forma consciente o desenvolvimento das diversas áreas do seu negócio, e seu e-business atingirá seus objetivos. Além disso, graças à estratégia, será mais fácil detectar erros individuais de marketing ou perceber quais atividades não são lucrativas porque não trazem resultados. O melhor plano é aquele cuja eficácia podemos medir.

O que você pode fazer? Aloque vários por cento de sua renda para:

  • refinando o atendimento ao cliente
  • melhoria tecnológica do site e loja online
  • aumentando a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos
  • treinamento
  • desenvolvimento da equipe de gestão
  • desenvolvimento de competências dos funcionários
  • teste de performance
  • consultas externas

Uma loja online que atende às expectativas

Se você administra uma empresa, vale a pena considerar se seu cliente é um cliente ocasional ou recorrente. Se acontecer que seus clientes não voltam até você, é bom pensar em como reconstruir sua oferta. Para que um cliente satisfeito queira voltar a utilizar a oferta. Porém, se seus clientes voltarem até você, parabéns. Mas talvez valha a pena refinar ainda melhor a oferta para que ele volte com ainda mais frequência? No entanto, depois de atingir determinadas metas de vendas, pode valer a pena aumentar o valor médio do pedido. Para que, ao fazer compras com frequência, os clientes queiram comprar ainda mais.

Para conseguir isso, podemos partir de duas categorias diferentes de pensamento. A primeira é vender o máximo possível ao comprador. No entanto, este é um pensamento de muito curto prazo. A segunda categoria é uma abordagem inspirada nas atividades da Amazon. Esta abordagem passa pela reflexão sobre como podemos estar mais próximos do cliente, como podemos responder às suas necessidades e expectativas. Por que os americanos adoram fazer compras na Amazon? Porque tudo é mais rápido, confiável, verificado, confirmado por avaliações, e o sistema de reclamações é adequado para eles.

Kobieta odbiera paczkę z zakupów online

O que pode ser feito para garantir que uma pequena empresa também seja vista desta forma no seu grupo-alvo? O que você pode fazer primeiro é analisar o que seus consumidores precisam e desenvolver um serviço/produto especialmente para eles.

Muitas empresas fazem com que seus proprietários inventem um produto e depois lutem contra o mercado para convencer os consumidores de que ele é bom. Depois de ter clientes, você geralmente sabe o que eles precisam. Vale a pena aproveitar. E em vez de tentar convencer potenciais clientes de que seu produto é bom, vale a pena refiná-lo de forma que atenda às suas necessidades e expectativas.

O segredo é estar aberto às ideias que o mercado e os clientes podem nos dar. E este é o primeiro passo para ser centrado no cliente como a Amazon, ouvindo seus próprios clientes.

Conhecimento em poucas palavras

O que vale a pena aprender com a Amazon?

  • Invista em anúncios patrocinados nas redes sociais e no Google Ads.
  • Se as atividades de marketing implementadas trouxerem resultados, aumente o orçamento.
  • Colete opiniões e recomendações de clientes satisfeitos que já utilizaram seus serviços ou adquiriram algum produto na loja online.
  • Aloque a maior parte de suas receitas para desenvolvimento, investimento e refinamento de sua oferta e atendimento ao cliente.
  • Responder às necessidades e expectativas dos clientes preparando uma oferta melhor em vez de convencê-los de que já é boa.

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