Image default
Saúde

Por que você não deve gargarejar com bicarbonato de sódio: a resposta não fará você se sentir melhor

O médico explica por que gargarejar não só é ineficaz, mas também pode ser perigoso.

A dor de garganta é uma companheira quase constante de resfriados e muitas outras doenças. A maioria de nós se lembra desde a infância que, quando temos dor de garganta, devemos “gargarejar com uma solução de refrigerante”. Mas será que este conselho é realmente eficaz e tal procedimento pode causar algum dano?

Na verdade, nem todo mundo está totalmente ciente dos motivos pelos quais você não deve gargarejar com solução de refrigerante. A pneumologista Marina Kudryavtseva explicou em sua página no Facebook: dor de garganta significa que o vírus já penetrou nas células, então ocorre inflamação. As células então começam a secretar uma ampla gama de substâncias junto com complexos imunológicos para sinalizar um problema. Essas substâncias irritam os receptores da membrana mucosa, causando sintomas como dor, inchaço e vermelhidão.

Segundo o médico, como o vírus já está dentro da célula, nenhuma quantidade de gargarejo ou gargarejo pode afetá-lo. O próprio corpo lutará contra o vírus, e gargarejar com bicarbonato de sódio ou soro fisiológico não ajudará.

No entanto, além de sua ineficácia, há outra razão pela qual você não deve gargarejar com sal e bicarbonato de sódio – isso pode danificar a membrana mucosa.

“É proibido gargarejar com água contendo sal e bicarbonato de sódio, principalmente em altas concentrações. Isto é prejudicial para as membranas mucosas. A água que contém muito sal é chamada de “solução hipertônica”. É rico em sódio, por isso retira umidade das células e resseca as membranas mucosas, o que leva a complicações bacterianas frequentes porque interfere na vida de bactérias normais na garganta e na boca que controlam um pequeno número de flora relativamente patogênica, ”explicou Marina Kudryavtseva.

Isso significa que perturbamos a imunidade local”, afirma o médico.

Este material é apenas para fins informativos e não deve ser usado como base para diagnóstico ou aconselhamento médico. As publicações neste site baseiam-se nas pesquisas médicas mais recentes, relevantes e cientificamente justificadas. No entanto, se necessitar de um diagnóstico ou aconselhamento médico, consulte o seu médico de família ou um especialista na sua área.

Related posts

Álcool e cafeína: uma dupla perigosa para dormir

webtrends

Qual é a melhor coisa para comer antes de dormir para perder peso?

webtrends

A hipertensão é contagiosa?

webtrends

Leave a Comment